10 Erros que Novos Apicultores cometem

Muitos são os apicultores que começam por tirar algum curso, mas por vezes não conseguem reter muita coisa.

Algumas coisas não conseguimos assimilar e outras nem são ensinadas.
Com tanta coisa para aprender sobre a apicultura, os erros são comuns mas alguns erros são praticamente inaceitáveis ou evitáveis.

Se perceber quais são os 10 principais Erros que Novos Apicultores Normalmente Cometem,  pode nos fazer evitar muitas chatices e perdas.

 

10 erros que Novos Apicultores Cometem

 

1. Avaliar a saúde da colónia só se baseando no tráfego que encontra na entrada.

Encorajo os apicultores a observar a colmeia por fora se for lá uma vez por semana ou todos os dias. Mas não é informação suficiente para saber como está uma colmeia. Ao observar por fora consegue perceber os movimentos das abelhas os barulhos, se estão a ventilar, este tipo de observação deve ser feita antes da inspecção. Mas não substitui.

 

 

10 erros que Novos Apicultores Cometem

 

2. Não reconhecer a falta de uma Abelha Rainha

Este pode ser o erro mais perigoso e muitas vezes o mais comum. Muitos novos apicultores convencem-se que sempre que falta uma Abelha Rainha as alterações dentro da colmeia são drásticas que se vai notar assim que abrir a colmeia.
E nem sempre é assim, em principio as abelhas continuam o seu trabalho, como aquecer a criação, alimenta-la e por ai vai, mas quando não têm uma Rainha a por ovos todos os dias a população de abelhas diminui drasticamente em pouco tempo . Uma colmeia não sobrevive sem rainha as criam vão deixar de nascer as abelhas operárias vão morrendo e não serão substituídas.

 

O apicultor até pode encontrar mais mel e pólen porque sem tanta criação para cuidar as Abelhas podem se concentrar mais nas outras tarefas.
Por isso quando fizer uma inspecção tem que verificar sempre se existem ovos , ovos com pelo menos três dias . Isto diz-lhe que tem uma rainha e a por ovos.

3. Não colocar quadros nas caixas

Nunca deixar espaços vazios dentro de uma colmeia . Uma das coisa que deve saber é que se deixar um espaço vazio, as abelhas vão construir um favo e o que pode acontecer é construírem-no torto .

O que vai originar toda uma caixa com favos tortos. Se uma colmeia foi construída para ter entre 8 a 10 quadros deve mante-la sempre completa.

4. Fazer a colheita do mel ou muito cedo ou tirar demais

É difícil saber que quantidade de mel ou quando se deve retirar, a excitação do primeiro ano ainda torna a espera pior, mas muitas das vezes nem se deve retirar nenhum mel no primeiro ano .

O primeiro ano é para a colmeia se fortificar e ela vai precisar de cada gota desse néctar para se alimentar no inverno.

 

10 erros que Novos Apicultores Cometem

5. Não alimentar as colónias

Na maioria dos casos os apicultores excedem, a quantidade do alimento, que é feito de agua com açúcar, mesmo sem pensar no mal que lhes estão a fazer. Mas existem excepções como quando se compram abelhas .

Estas abelhas não Tem nada, precisam de alimento para começar a trabalhar elas chegam confusas , fracas e sem mel. É preciso um mínimo de um mês de alimentação consistente para que se mantenham de pé.

Tenha em atenção também aos núcleos porque nem sempre trazem ceras trabalhadas nem néctar.

Apesar de tudo isto NÃO colocamos o alimento,nem de compra, nem com o açúcar refinado, devemos procurar o açúcar mais puro que possa encontrar na sua região.

 

6. Onde colocar a colmeia

Ao colocar a sua colmeia deve encontrar uma zona limpa e direita , com exposição solar e que lhe dê espaço para trabalhar por detrás . Tente não deixar a colmeia insegura nem directamente no chão .

 

7. Atenção a sua protecção

Vemos muito vídeos de apicultores experientes a inspeccionar as suas colmeias, sem fato nem mascara, e assim qualquer novo apicultor pensa que podem fazer o mesmo.

Um apicultor experiente sabe o que deve fazer quando uma abelha o pica .

Enquanto ainda não adquiro esse conhecimento e experiência opte pelo seguro. Mesmo que não seja alérgico .

8. Usar ou não usar o fumegador

Nós não somos muito adeptos do fumo mas sabemos da sua importância, quando já conhecemos as nossa abelhas podemos levar o fumo ou não.

Mas temos que perceber que o fumo faz com que as abelhas se distraiam pensado que pode haver um incêndio, mas descanse elas não apanham o mel todo e também o cheiro do fumo bloqueia os sinais químicos que as enviam umas as outras e assim evita que o ataquem.

 

10 erros que Novos Apicultores Cometem

 

 

9. Começar apenas com uma colmeia

Eu recomendo que comece com pelo menos duas colmeias,

Fazer esta gestão não lhe vai ocupar muito mais tempo e tem várias vantagens. Com duas colmeias aprende muito mais , podendo assim fazer uma comparação, não existem duas colmeias iguais, tem a vantagem de se tiver uma colmeia fraca pode colocar criação da outra, o primeiro ano tende a ser o mais difícil por isso se perder uma ainda tem a outra.

10. Ficar satisfeito com o conhecimento limitado da apicultura

Muitos apicultores, muitas vezes aprendem o básico depois colocam duas a três colmeia e só lá vão de tempo a tempo ver se tem mel para retirar ou se tem abelhas.

Elas gostam de estar sozinhas, concordo, mas a apicultura é um aprendizado constante nunca se aprendeu tudo.

A mim faz-me um pouco de impressão, mas isso, sou eu, que não me contento em tirar uns quilos de mel… elas são de tal maneira fascinantes, que quanto mais aprendemos mais queremos aprender.

Existem muitos recursos hoje em dia para aprender não se fique por ai .

 

Passou por mais alguma dificuldade no inicio?

Ou está a fazer mais algum erro sem ser estes?

Comente deixe a sua história.

 

Boa apicultura

Sónia Costa


6 Comments » for 10 Erros que Novos Apicultores cometem
  1. João Filipe diz:

    Ainda é cedo para perceber os erros que tenho feito. Mas já encontrei três óbvios. Recebi uma colmeia com favos desalinhados, construídos ond não tinha quadros, retirei-os e deixei fora da colmeia para as abelhas aproveitarem o mel. Depois estive fora uma semana e só pensava se teria deitado fora a rainha. Afinal de contas não perdi a rainha mas perdi muita criação. Outro erro, no local vazio coloquei quadros de meia alça e só depois percebi que eram pequenos. Ao fazer tudo isto, não usei cinto nem fumo e fui picado uma dúzia de vezes dentro do próprio fato, até porque trabalhava a colmeia de frente. Vivendo e aprendendo.

  2. fazendaramila diz:

    Boa tarde, tenho uma questão a colocar. Tenho uma colmeia com rainha mas faz 3 semanas que não encontro criação nova. O que devo fazer? Obrigado

  3. Boa tarde, fiz um desdobramento já vai para um mês de uma colmeia com quadros que já levava pelo menos dois alvéolos reais e até agora nada de rainha e nada de criação. O que devo fazer?? Obrigado.

    • costa diz:

      Olá, chegou a ver a Rainha? ela nasceu? Se tem a certeza que não tem rainha já devia colocar uma rainha fecundada, senão pode perder as abelhas

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: