Apicultura com fins lucrativos – 🐝

Se chegou até aqui é porque deseja entrar e prosperar no mundo das abelhas com a apicultura natural.

Suponho que tem algumas coisas que lhe incomodam, estou certo?

Está a sentir-se perdido, sem saber por onde começar?

Fica sem saber o que fazer quando vê muitas abelhas?

Tem medo de errar, sente insegurança e não consegue que as colónias cresçam?

Quer saber o que é apicultura natural?

Como montar uma colmeia?

Escolher um estilo de colmeia?

Preparar-se para a primeira temporada?

Apicultura com fins lucrativos

As abelhas estão com problemas, elas são precisas no mundo. É o mundo é destruído pelos humanos.

Elas não precisam dos humanos se não estivéssemos a estragar tudo. Agora como “meninos maus” que fomos. Temos que arranjar o que estragamos.

SOBRE a apicosta

É por isso que elas agora precisam de nós.

Assim com todos os problemas que a Apicultura enfrenta. Será rentável?

A resposta curta é sim, mas a apicultura e o apicultor natural tem que saber que o rendimento está muito além da venda do próprio mel, na verdade, há muitas maneiras de ganhar dinheiro com a apicultura que a maioria dos apicultores novos, e não só, não conhecem.

Costumam falar do que podem fazer por elas, agora vão ver o que elas podem fazer por nós.

Cinco principais Maneiras de ganhar dinheiro com apicultura.

1 -Venda os produtos das abelhas

O querido e doce mel – A primeira maneira é ganhar, a vender o quê as abelhas fazem naturalmente.

O mel é geralmente a primeira coisa que vem a sua mente quando se fala de apicultura.

Os custos para produzir são muito baixos, apenas o suficiente para cobrir a despesa com trabalhadores e as embalagens – O mel cru sem tratamentos é muito procurado.

Sem calor, o mel pode manter todas as suas propriedades se for espremido ou prensado, terá todos os benefícios para a nossa saúde.

É preciso ter cuidado porque 90% do mel vendido é alterado.

É muito comum a procura de mel de uma só planta ou uma só monocultura como, por exemplo, o mel de eucalipto ou o mel de rosmaninho. Não se engane esse não é o melhor mel porque abelhas que só são trabalhadas em monocultura não são saudáveis, se quer aproveitar todos os benefícios que o mel pode-lhe dar o mel multifloral, que é o melhor.

As abelhas nascem para coletar mel, por isso não se sinta mal por tirar o que tem a mais, enquanto existirem floradas elas não param de fazer mel e desde que deixe sempre o que elas precisam para elas, elas vão sempre fazer mais.

VISTA-SE e APRENDA

A cuidar adequadamente das suas abelhas nas suas melhores colmeias ‘top’ bar, nestas aulas. Nesta aula, inspecionaremos apenas colmeias ‘top’ bar. O Pedro ensinará todas as bases de inspeção, onde colocar o que procurar na colmeia e ajudar-lhe a sentir-se confortável a trabalhar com abelhas. Aprenda como manusear os favos e como evitar erros comuns.

Pólen – é a principal fonte de proteína da abelha e também atua como um suplemento dietético para nós.

Ele tem um valor de mercado mais alto do que o mel porque o pólen não é atribuído a todos as forrageiras. O pólen está disponível apenas em pequenas quantidades.

A coleta responsável de pólen exige que monte armadilhas de pólen apenas algumas horas por dia, e o faça apenas alguns dias por semana e não durante todo o ano.

Isto porque as abelhas precisam do pólen para as crias, se coletar muito estará a, porém em risco a saúde da ninhada.

pólen é o único produto coletado fora da colmeia. Tudo o que precisa são armadilhas de pólen. É um processo bastante simples, as entradas das colmeias são parcialmente obstruídas, o que torna necessário que as abelhas liberem a carga que carregam antes de poderem entrar na colmeia.

O pólen é acumulado numa caixa abaixo da entrada. Pós-algumas horas, o apicultor remove a tela e permite que elas continuem a armazenar o seu próprio suprimento de pólen.

O pólen fresco pode se estragar com mais facilidade, por isso preserva-se melhor seco.

Própolis – as abelhas sabem como se manter saudáveis a ter a casa limpa. Elas selam todas as fissuras e desinfetam a colmeia com própolis.

A própolis é uma substância pegajosa derivada das secreções de várias árvores e plantas.

A propolis é usada para uso medicinal. Para retirar propolis da colmeia precisa de uma armadilha de própolis.

Não é tão perecível como o pólen, o que torna mais fácil, como a maioria dos produtos apícolas, naturais e de qualidade tem mais demanda do que oferta, o que a torna ainda mais valioso do que o pólen.

Cera – A cera na apicultura natural tem uma alta procura, se prensar os favos de mel vai ter muita cera, porque quando usamos colmeias de topos não reaproveitamos ou não necessitamos de muita cera porque são as abelhas que fazem a cera.

A cera de abelha natural da colmeia que não levam tratamentos é muito valiosa, porque a cera é uma substância que absorve e acumula todos os produtos que as abelhas levam com elas e que os apicultores colocam lá dentro.

Esta cera pode ser vendida a granel, mas se quiser agregar valor a aromaterapia e os produtos para o corpo são uma grande demanda.

Veneno de abelha – Este é um tratamento médico relativamente novo que se chama apíterapia.

O veneno é usado para tratamento de artrites e outras condições.

2 – Venda de serviços de polinização

Pense naquela noz que tanto gosto de comer no seu ‘snack’, sim, elas crescem nas árvores, mas a sua produção não é tão simples como parece. As amêndoas, as nozes que tantos nutricionistas aconselham a comer entre muitos outros alimentos precisam da polinização cruzada para darem algo. E só a abelha o conseguem fazer.

As flores não foram projetadas para se auto-polinizarem. Tudo faz parte de um ciclo, todos os seres se complementam.

É por isso que a cada época de floração, são importadas milhares de caixas de abelhas por outras zonas.

No final da temporada, as abelhas são enviadas de volta para a sua casa.

E o apicultor recebe uma recompensa – Um cheque e uma colheita de mel

Este não é um serviço que nós gostamos de fazer, porque perturba as abelhas e, porque estas, plantações têm muitos químicos. Mas pode considerar se este for o seu estilo.

3 – Ganhe dinheiro vendendo equipamentos

Normalmente os apicultores são pessoas que não se importam de sujar as mãos.

Mas isso não significa que todos sejam habilidosos com uma serra ou um berbequim.

Existem muitas coisas, mesmo para apicultores naturais que normalmente não utilizam a maioria dos equipamentos que os apicultores convencionais usam.

Após criar uma marca e conseguir fazer algum produto que resolva um problema dos apicultores naturais vai conseguir um negócio.

4 – Ganhe a vender serviços de consultoria

O número de apicultores crescem diariamente. O maior problema é o primeiro ano de apicultura e quando a maioria percebe que não era aquela categoria de apicultura que queria fazer. Normalmente ficam sobrecarregados de informação e na maioria das vezes essa informação não está correta.

Se acreditar na apicultura natural e for um apicultor experiente pode e deve fornecer um serviço de orientação a novos apicultores para os ajudar a iniciar e organizar as suas colmeias quando começar.

Acredito que uma das razões pelas quais não haja mais de nós é porque poucos conseguem passar o primeiro ano. Se as abelhas não sobrevivem ao inverno, muitos desistem do projeto.

Às vezes a orientação e o incentivo de alguém com experiência dará aquele empurrão e luz, aquela faísca de motivação.

5- Ganhar dinheiro ao se tornar um fornecedor de sementes polinizadoras.

Os apicultores não são os únicos que amam abelhas. Existem pessoas com verdadeiros jardins fornecedores de pólen e néctar e não precisam ter colmeias para ter abelhas.

Para ser honesta, as abelhas provavelmente precisam mais destas pessoas do que de apicultores.

Sementes como essas aumentam a sua fonte de alimento sem aumentar a densidade populacional das abelhas. O que acaba a reduzir competição por alimento.

Pode escolher se estabilizar na venda de sementes e mudas de polinizadores para apicultores e não apicultores.

Assim, permite que mais pessoas participem no salvamento das abelhas.

Nota final

Quando começamos a usar as abelhas para a nossa necessidade domestica tudo o que queríamos era o mel com o tempo descobriu-se que podemos desfrutar muito mais de outras coisas.

Salvar as abelhas não é bom apenas para o meio ambiente ou para a nossa saúde. É uma ótima maneira de colocar uma pequena almofada nas nossas despesas crescentes.

E tu o que faz para ter uma apicultura com fins lucrativos?

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo. E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contactos. Use os botões para escolher a sua rede social favorita. Ficarei agradecida. E se deseja receber as atualizações do ‘blog’ em primeira mão, não deixe de cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site. É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida. Boa Apicultura Sónia e Luís Costa

O outro lado - livro

Curso Online

colmeia de abelhas

Comments are closed.