Colmeia top bar

O que é uma Colmeia Top Bar

A Colmeia Top Bar é uma colmeia que ao contrário das convencionais (langstroth, reversível ou lusitana)

é uma colmeia construída na horizontal em vez de verticalmente mas tal como as convencionais permitem uma inspeção e manutenção de favos individuais.

No entanto em vez de quadros ela tem topos a partir dos quais as abelhas constroem os seus favos.

Colmeia top bar- o que é

O seu design simplista e a tolerância que tem para favos naturais a tornaram popular entre os apicultores naturais, bem como os apicultores em todas as partes do mundo que têm menos recursos.

Como utiliza uma só caixa, não é preciso muita precisão nem dificuldade em manusear.

A colmeia top bar é talvez a colmeia que é mais voltada para o apicultor tanto em termos de esforço como de construção e gerenciamento da colmeia, depois de instalada.

 

A Caixa da Colmeia Top Bar

Numa explicação muito básica é uma caixa em cima de umas pernas com uma tampa.

Embora isto não seja completamente verdade quando for construir uma. Este tipo de pensamento é o que faz com que seja tão popular.

Ao contrário de qualquer outra colmeia, a top bar é completamente autónoma não precisando de mais nenhum suplemento nem da caixa adicionais para se expandir.

As abelhas constroem o favo a partir de cada topo, o que significa que o apicultor inspeciona um topo por vez.

E isto contrasta totalmente com o que fazem nas colmeias convencionais onde se movimenta uma caixa por vez.

Outra das vantagens é só ter que pegar um topo cheio de mel que pode pesar cerca de 3.6kg enquanto uma caixa ronda os 22kg.

E quando tem que inspecionar uma colmeia convencional que esteja mais alta terá que inevitavelmente pegar uma caixa de cada vez para chegar ao ninho.

Um Favo Inspeccionado

“ Quando um favo é inspecionado, não existe distúrbios nas abelhas nem nos outros topos.

Isto não tem preço em relação ao que se perturba as abelhas numa colmeia convencional onde se movimenta uma caixa e uma colmeia que fica completamente exposta.”

 

O uso dos topos com favos em oposição dos quadros com fundições é uma das razões que levam os apicultores que seguem os princípios naturais a gostarem da colmeia top bar.Clica para Twetar

Quer ser um apicultor Natural com a Colmeia Top Bar?

Aqui está uma coisa que o vai ajudar de certeza.

Nós criamos um Workshop – A colmeia Top Bar onde ensinamos a fazer apicultura numa colmeia top bar, não deixe de pelo menos ver o que temos para oferecer .

Ele vai ajuda-lo a compreender um pouco mais da apicultura natural, para que possa fazer escolhas mais acertadas.

Juntamente com este Workshop – A Colmeia Top Bar, estamos a dar de bonús o passo a passo para que possa fazer a sua colmeia e estaremos a fazer video conferencia para responder directamente as suas questões.

Não perca tempo porque não vou deixer estes bonus no ar por muito tempo porque depois quero me dedicar ao apicultores que realmente querem aprender.

Veja aqui o workshop – A Colmeia Top Bar

 

Pros - Colmeia Top Bar

Prós – da colmeia top bar

  • Autónoma:  A Top Bar tem um design maravilhosamente simples, com tudo o que o apicultor e suas abelhas precisa num pacote elegante.
  • Conveniente para o apicultor : a caixa à altura da cintura é extremamente fácil de a cessar
  • Sem carga pesada:  a caixa usa topos superiores relativamente leves, das quais o favo é desenhado pelas abelhas. Estes apenas pesam cerca de 3.6kg quanto estiver totalmente carregado com mel
  • Fácil de colher mel:  colher mel de um único favo de uma colmeia Top Bar é muito direto
  • Apicultura natural : a falta de base é consistente com os princípios naturais da apicultura

 

Contras - Colmeia Top Bar

Contras – da colmeia top bar

  • Opções de expansão . Uma vez que a Top Bar é uma unidade autônoma, possui uma capacidade pré-determinada e não expansível
  • Menor rendimento de mel:  A caixa única tem menos capacidade do que uma colmeia convencional ou Warre de várias caixas. A colmeia Top Bar não está focada na produção em grande escala de mel
  • Fragilidade do Favo : como uma Warre, a abordagem sem fundamento significa que as abelhas criam seu próprio Favo. A fragilidade deste pente pode inicialmente ser um desafio para o novo apicultor

A Colmeia Top Bar

Então temos uma colmeia que é composta por pernas que elevam a colmeia até á altura da cintura do apicultor e lhe dá a estabilidade e segurança necessária para o conforto das abelhas.

Em cima das pernas temos uma caixa horizontal com um fundo sanitário, e todo o seu topo é cheio de topos.

Esta caixa tem entradas que podem ser nas laterais como na frente da colmeia.

Na parte de trás da caixa leva uma janela de visualização. Para fechar todo este conjunto temos um telhado em forma triangular.

Como se pode perceber é uma colmeia simples e que não precisa de mais nada para poder acolher abelhas.

Agora se ainda está indeciso se deve ou não ter uma colmeia top bar não quero que o faça pelos motivos errados.

Muitos apicultores escolhem a colmeia top bar porque toda a informação que vem agregada a colmeia é que é uma colmeia onde se faz apicultura natural.

E não me perceba mal, é sim uma das colmeias onde é mais fácil fazer apicultura natural.

Mas só o vai conseguir fazer se a tratar de forma natural.

 

 

Colmeia TOP BAR enxames mais saudáveis

Nas colmeias TOP BAR ao permitirmos que as abelhas construam os seus favos, deixando-lhes a decisão da dimensão dos alvéolos, temos um enxame que funciona de modo muito mais Natural.

Aqui está uma coisa que o vai ajudar de certeza.

Nós criamos um Workshop – A colmeia Top Bar onde ensinamos a fazer apicultura numa colmeia top bar, não deixe de pelo menos ver o que temos para oferecer .

Ele vai ajuda-lo a compreender um pouco mais da apicultura natural, para que possa fazer escolhas mais acertadas.

Juntamente com este workshop – A Colmeia Top Bar, estamos a dar de bonús o passo a passo para que possa fazer asua colmeia e estaremos a fazer video conferencia para responder directamente as suas questões.

Não perca tempo porque não vou deixer estes bonus no ar por muito tempo porque depois quero me dedicar ao apicultores que realmente querem aprender.

Veja aqui o workshop – A Colmeia Top Bar

Porquê fazer uma?

Acima de tudo, por ser uma colmeia que dá a possibilidade às Abelhas de Construírem um favo de Cera Natural 

Por outro lado, sendo uma colmeia mais ventilada, a ocorrência de doenças como a cria de giz, ou ascoferiose, é muito menor nestas colmeias.

 

É sabido que o grau de incidência da varroa é menor nos tradicionais cortiços.

E sendo a organização da colmeia Top Bar semelhante à do cortiço, com o comportamento de higiene das próprias abelhas mais apurado.

É de esperar que também aqui o grau de incidência da varroa seja menor do que numa colmeia convencional.

Este método é considerado um dos mais Naturais na Apicultura, permite à colónia trabalhar e proteger a sua casa de uma forma Natural.

 

Também para o apicultor o conforto de trabalhar numa Colmeia Top Bar é maior pois não fica tão exposto a tantas abelhas quando faz a inspecção nem as Abelhas se sentem tão incomodadas.

 

Quanto ao que se diz da quantidade de Mel extraído ser menor, poderá ser verdade mas a qualidade é bastante mais superior.

 

PS: Tenham muita atenção as tentações que existem por ai dos que se dizem Apicultores e só pensam em produções em grande escala e a qualidade fica a desejar.

Pensem bem no tipo de apicultura que pretendem fazer

Aqui está uma coisa que o vai ajudar de certeza.

Nós criamos um work shop – A colmeia Top Bar onde ensinamos a fazer apicultura numa colmeia top bar, não deixe de pelo menos ver o que temos para oferecer .

Ele vai ajuda-lo a compreender um pouco mais da apicultura natural, para que possa fazer escolhas mais acertadas.

Juntamente com este Workshop – Colmeia Top Bar, estamos a dar de bonús o passo a passo para que possa fazer asua colmeia e estaremos a fazer video conferencia para responder directamente as suas questões.

Não perca tempo porque não vou deixer estes bonus no ar por muito tempo porque depois quero me dedicar ao apicultores que realmente querem aprender.

Veja aqui o workshop – A Colmeia Top Bar

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo.

E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contatos. Use os botões para escolher sua rede social favorita. Ficarei agradecida.

E se você deseja receber as atualizações do blog em primeira mão, não deixe de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site.

É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida.

Boa Apicultura

Sónia e Luís Costa


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: