Colmeias no Inverno

Resumo Rápido…

Eu tento sempre fornecer um resumo rápido no início do meu artigo para que você possa decidir se este artigo é para você ou não.

Como preparar uma colmeia para o Inverno, se quer ter abelhas saudáveis e prosperas tem que as deixar bem preparadas no Inverno.

.

Embora na Primavera se aumente o espaço da colmeia e durante o Verão se deixe espaço para que possam crescer no Inverno, as abelhas sobrevivem melhor em espaços mais reduzidos.

As abelhas que vivem em colmeias warré devem ou pelo menos éa situação ideal, viverem em apenas duas caixas.

A caixa de cima deve estar cheia de mel o que irá fornecer cerca de 12 kg de alimento.

Existem muitos apicultores que dizem que essa quantidade não vai chegar mas estão errados.

A caixa de baixo deve estar cheia de favos, mas grande parte desses favos deve estar vazia para que as abelhas tenham um lugar onde se possam concentrar durante o Outono e o Inverno.

Se por acaso a caixa de baixo tiver algum favo nas laterais com alimento não faz mal, até pode ser preferível que assim seja.

Colmeia no Inverno

Uma questão que muitas vezes é colocada é:

Qual é a melhor maneira de conseguir uma boa organização para uma colmeia no Inverno?

colmeia no inverno

Dependendo da sua zona e do clima onde as colónias estão inseridas existe várias possibilidades, mas no geral, toda as caixas com excedentes de mel deve ser retirado e todas as caixas que estejam vazias abaixo do ninho também devem sair.

Quando o fluxo de néctar termina uma colmeia bem constituída deve só ter 4 elementos mas pode existir menos ou mais.

Após o mel ter sido recolhido no final do verão ou inicio do Outono se esta for a sua época deve reduzir o numero de caixas para no máximo 3.

Se quiser saber mais como recolher mel veja este artigo aqui.

O tamanho da colmeia deve ser reduzido por vários motivos.

Tornar o tratamento dos ácaros muito mais eficaz encoraja a diminuição da população dentro da colónia aumenta a probabilidade de sobrevivência no inverno.

E remove a cera mais velha da colmeia.

Existem apicultores que aconselham a deixar todo o mel durante o inverno e é claro que o pode fazer.

Mas isso só vai causar perca de calor o que é muito indesejado.

O mel, numa Colmeia no Inverno

O mel que for deixado dentro da colmeia deve ficar acima do ninho, que essencialmente cria uma sincronia térmica que arrefece dentro da colmeia.

Deixar mais de uma caixa de mel só fará com que as abelhas trabalhem mais para se aquecerem fazendo assim com que consumam mais do que da outra forma.

Colmeia no Inverno

Deixar mais de uma caixa de mel só fará com que as abelhas trabalhem mais para se aquecerem fazendo assim com que consumam mais do que da outra forma.

O consumo excessivo das reservas durante os meses de Inverno não só desperdiça o mel tão precioso mas pode causar disenteria e morte para as abelhas.

As abelhas não sujam a colmeia e se não conseguirem vir à rua defecar vão manter tudo até que possam fazer o seu primeiro voo de limpeza na primavera.

Quanto mais comem durante o tempo que estão confinados dentro da colmeia, menores serão as suas hipóteses de sobreviver.

Muitas vezes nas nossas previsões e principalmente os novos apicultores, durante a entrada de fluxo do néctar acrescentamos caixas vazias a mais na esperança que cresçam, mas por vezes elas não puxam ceras e ficamos com caixas vazias.

Quando falamos de uma colmeia só contam as caixas cheias a outra pode, e eu até acho que deve ser retirada, mas se quiser deixar também não faz mal só se certifique que prende bem a colmeia para a proteger dos ventos e das tempestades.

Normalmente, quando retira o mel e deixa uma caixa com mel fechado já só deve ficar com duas caixas com abelhas (a não ser que tenha uma vazia por baixo)

Se este for o caso a sua colmeia está pronta para passar o inverno

Tem solução…

Além disto podem existir dois outros cenários prováveis.

Colmeia no Inverno

O cenário alternativo e o mais comum são que quando retira o mel a colmeia fique reduzida a 3 caixas:

A caixa de cima está cheia de mel tapado a caixa do meio tem o ninho e a caixa do fundo tem algumas ceras puxadas que pode estar parcialmente cheia mas está ou vai ficar desocupada.

Neste cenário deve retirar esta caixa do fundo da colmeia,isto porque é uma caixa com favos de cera desocupados que ficam à mercê dainvasão de pragas como a traça da cera e pequenos besouros da colmeia.

O outro motivo para retirar estas caixas com favos é a quantidade de condensação que tem tendência a se acumular dentro destes favos, por vezes chega ao ponto de acumular água dentro das células.

Resumindo quantos mais favos vazios estiverem sozinhos abaixo do ninho maior será a quantidade de humidade dentro da colmeia durante os meses de Inverno.

O Cenário que devia ser o menos provável é o que ou você não consegue colher o mel, mas também não existe o suficiente para as abelhas passarem o inverno.



colmeia no inverno

Porque acontece?

Isto pode acontecer por vários motivos entre outros os seguintes:

– Más condições climáticas para as estações, geralmente chuva excessiva quando as abelhas deveriam estar à procura de alimentos.

– A área de forragem pode ser fraca e pobre de plantas produtoras de alimentos.

– As abelhas podem não ter feito a altura do fluxo de néctar

– As reservas podem ter sido roubadas para outra colónia.

Independente da causa, sempre que tiver uma colónia com reservas insuficientes…

Reduza o tamanho da colmeia, retire todas as caixas vazias.

Deixe apenas duas caixas restantes.

Em seguida reduza o tamanho da entrada para menos de uma polegada de largura, instale o alimentador na parte superior da colmeia com xarope de açúcar/àgua2:1.

Só até que as reservas necessárias sejam preenchidas.

Devem ser necessários no máximo dezasseis litros de xarope para formar um único grupo de favos.

Não super alimente.

Não vai querer adicionar muita humidade dentro da sua colmeia.

Nota:

Sempre que retirar uma caixa de favo vazios da parte de baixo pode sempre utiliza-la numa colmeia que esteja pequena,

ou armazenar para utilizar no ano seguinte para ampliar uma colmeia existente,

ou para fornecer uma caixa para um enxame de abelhas que lhes dará uma vantagem inicial para iniciarem uma nova colmeia.

Caso os guarde deve tomar medidas para proteger os favos armazenados.

Por favor consulte o…

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo.

E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contatos. Use os botões para escolher sua rede social favorita. Ficarei agradecida.

E se você deseja receber as atualizações do blog em primeira mão, não deixe de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site.

É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida.

Boa Apicultura

Sónia e Luís Costa

🐝🐝🐝

Cresta- como fazer a cresta do Mel

🐝🐝🐝


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: