O Quilt - A colmeia warré

A finalidade da caixa quilt é isolar o topo da colmeia durante o tempo frio. O que ajuda as abelhas a ficaremquentes e maisimportante, evita o que o vapor da água se condense em goticolas de água no  topo da colmeia , e em seguida, goteja no aglomerado de abelhas.

As principais coisas a lembrar sobre a função da caixa de quilt são estas:

  • A caixa de quilt fornece isolamento para a colméia.
  • Durante os meses de inverno, este isolamento mantém as abelhas mais quentes e evita a formação de condensação acima delas, e em seguida, gotejando sobre elas. No inverno, as abelhas molhadas são abelhas mortas.
  • A humidade é mitigada da colmeia através do quilt; não é absorvido por ela. É possível que durante certas condições (temperaturas frias e alta humidade externa), a humidade possa se condensar dentro da caixa acolchoada (perto do topo ou acima da serragem). Mas por causa da permeabilidade dos materiais, esta humidade se dissipará muito rapidamente quando as condições externas se tornarem mais secas.
Abelhas - apicultura - apicultura natural
  • Nenhuma condensação prejudicial ocorrerá durante os meses de verão, mesmo se todo o isolamento for removido do quilt. 
  • De fato, o isolamento pode causar o super- aquecimento da colméia durante os meses de verão e, portanto, deve ser removido, ou pelo menos empurrado para os cantos para que mais calor possa escapar da colmeia durante o tempo quente. Basicamente, reduza o valor R (quantidade de isolamento) no quilt, quando as temperaturas nocturnas não estão  abaixo de 10ºc. Se tiver um problema com pragas     (formigas, tesourinhas, etc.) penduradas na caixa durante os meses de verão, remova a serragem completamente.
o quilt - colmeia warre

A ultima coisasobre o quilt é saber que a melhor matéria para se colocar e fornecer o melhorisolamento é serragem fina se for mexida regularmente, mas se estabilizar rapidamenteo seu valor é reduzido.

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo.

E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contatos. Use os botões para escolher sua rede social favorita. Ficarei agradecida.

E se você deseja receber as atualizações do blog em primeira mão, não deixe de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site.

É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida.

Boa Apicultura

Sónia e Luís Costa


4 comentários

Ildebrando Ferreira · Dezembro 22, 2018 às 11:28 pm

Insentivar o uso de mais modelos de colmeias é um erro (minha opinião) com a nossa reversível podemos fazer o mesmo ou os nossos já muitos modelos podemos fazer tudo se tiver bom maneio. Boas festas Ildebrando

    Apicosta · Dezembro 26, 2018 às 5:04 pm

    Não concordo, tambem já tive reversiveis e lusitanas e nunca consegui o resultado que tenho com colmeias top bar e reversiveis. Mas claro tudo depende do tipo de apicultura que pretende fazer.

Maria · Dezembro 27, 2018 às 6:23 pm

Boa tarde
Ainda não tenho abelhas, mas gostava de ter gostaria de ter toda a informação possível .
Obrigada
Boas festas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: