TRATAMENTO MATA 97% VARROA- comprovado Cientificamente

Como muitos dos apicultores que nos seguem por aqui tem tido algumas duvidas quanto há eficácia e o resultado do Ácido oxalico Evaporado encontramos um estudo feito por cientistas do ano passado que comprova Tratamento mata 97% da Varroa- comprovado Cientificamente com o

O ACIDO OXALICO EVAPORADO

Tratamento Mata 97%Varroa

Não prejudica as Abelhas nem deixa resíduos no Mel. Também mata até 97% com uma aplicação

O texto que se segue foi traduzido do texto original para quem quiser ver está aqui

e outro aqui

Tratamento mata 97% Varroa

Broadcast: Notícias

Os cientistas determinam como controlar o parasita sem prejudicar as abelhas

Cientistas da Universidade de Sussex determinaram a melhor maneira de controlar os ácaros Varroa – uma das maiores ameaças enfrentadas pelas abelhas – sem prejudicar as próprias abelhas. 

Uma equipe do Laboratório de Apicultura e Insetos Sociais (LASI) determinou que a melhor dose e método para o tratamento de colmeias com ácido oxálico,

uma substância natural que já está a ser usada pelos apicultores para controlar Varroa. 

O estudo, que será publicado amanhã (quinta-feira, 5 de janeiro de 2016) no Journal of Apicultural Research , mostra que dois dos três métodos utilizados pelos apicultores para aplicar o produto químico causam danos às colónias de abelhas, resultando em menor sobrevivencia no inverno. 

Antes de seguirmos, uma pergunta: está a gostar da leitura? Então cadastre-se abaixo para receber mais conteúdo .

 

Manual Grátis

Mas um método – evaporação, pelo qual o produto químico é vaporizado dentro da colmeia usando uma ferramenta aquecida electricamente –

não tem efeito negativo sobre as abelhas. De facto, as colónias tratadas deste modo tinham 20% mais abelhas quatro meses mais tarde do que as colónias não tratadas. 

É também o mais fácil de usar, o mais letal para os ácaros – matando 97% com uma aplicação – e é eficaz em doses mais baixas do que os outros métodos. 

Além do mais, só custa alguns centavos para tratar cada colmeia. 

O professor Francis Ratnieks, chefe do LASI, diz que os apicultores devem deixar de usar os outros dois métodos (“gotejamento” e “pulverização”, no qual é usada uma solução de ácido oxálico),

pois são prejudiciais às abelhas e menos eficazes ao matar Varroa . 

Tratamento mata 97% Varroa

 

Professor Ratnieks diz:

“É quase bom demais para ser verdade que a evaporação, o melhor método para matar Varroa com ácido oxálico, também não tem efeitos nocivos sobre as abelhas, e é o mais rápido para aplicar. 

“Os apicultores devem usar apenas o método de Evaporação. 

Se eles aplicam ácido oxálico desta forma, eles podem estar confiantes de que ele vai matar a maioria dos ácaros e não irá prejudicar as abelhas. ” 

Varroa ácaros prejudica as abelhas directamente e também espalha doenças de vírus que matam colónias.

Controlar Varroa foi no início simples, como o produto Apistan poderia ser usado. 

Apistan contém um produto químico sintético que mata 99% do Varroa, mas não é prejudicial para as abelhas. No entanto, Varroa agora evoluíram resistência ao ingrediente ativo. 

Pesquisas anteriores demonstraram que o ácido oxálico é capaz de matar Varroa, mas ninguém comparou diferentes doses e métodos de aplicação, nem quantificou a proporção de Varroa mortos. 

A pesquisa da LASI, financiada pela Fundação Esmée Fairbairn e pela Rowse Honey Ltd, preencheu essas lacunas importantes. 

O texto pode não estar traduzido correctamente, mas não sou tradutora foi o melhor que consegui para facilitar. Mais uma fez deixo o link para quem quiser ver o original que está em inglês

 

  

Sobre a pesquisa 

O estudo utilizou 110 colmeias de abelhas em Sussex, no Reino Unido, no inverno de 2012/3 e outras 90 no inverno de 2013/4. 

As colmeias eram todas sem ninho, como ocorre naturalmente no inverno.  Varroa são encontrados em dois locais em uma colméia:

1) Em células de ninho seladas (isto é, uma célula com uma abelha ), onde os ácaros fêmeas colocam seus ovos e onde os ácaros jovens se desenvolvem alimentando-se do sangue da cria;

2) Fórico: apego ao corpo de abelhas trabalhadoras adultas. O ácido oxálico mata apenas Varroa na posição 2. 

Três métodos de aplicação já utilizados pelos apicultores foram comparados:

1) evaporação, na qual os cristais de ácido oxálico são vaporizados usando uma ferramenta aquecida especial inserida na entrada da colméia;

2) gotejamento, em que a tampa da colmeia é removida e uma solução de ácido oxálico é derramado sobre as abelhas;

3) pulverização, como em trickling, exceto os quadros de abelhas são pulverizadas com a solução. 

Foram utilizadas três doses: 0,56, 1,125, 2,25 gramas por colmeia, mais uma dose adicional de 4,5 gramas por colmeia para sublimação.

A proporção de Varroa mortos foi determinada pela extracção de ácaros de uma amostra de aproximadamente 300 abelhas operárias, tomadas imediatamente antes do tratamento e novamente 2 semanas mais tarde.

Os ácaros são extraídos com um jato de água e contados. Se a primeira amostra tivesse 25 ácaros por 100 abelhas eo segundo 1 ácaro por 100 abelhas, então a mortalidade é 24/25 ou 96%. 

Além disso, o projeto quantificou possíveis efeitos nocivos do ácido oxálico, tanto em termos do número de abelhas operárias mortas no momento do tratamento como da mortalidade e força das colônias quatro meses depois na primavera. 

O projeto foi liderado pelo estudante de doutorado Hasan Al Toufailia, cujo doutorado foi financiado pela Universidade de Damasco, eo professor Ratnieks com a ajuda do técnico de apicultura Luciano Scandian.


Por: James Hakner
Última actualização : Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2016

Para quem quiser saber mais informações sobre os evaporadores pode ver aqui 

As Conclusões a que chegaram



Nossas conclusões são simples. O método de evaporação é o melhor em todos os aspectos. Isso resulta em uma mortalidade Varroa que é tão alta quanto os métodos de gotejamento e pulverização, mas com doses menores de ácido oxálico.

Dá uma maior taxa de  sobrevivência de colónias quatro meses mais tarde, na Primavera, e resulta em colónias com significativamente mais ninho do que as colónias de controlo não tratadas ou colónias tratadas por gotejamento ou pulverização.

Um bônus do método de sublimação é que a colmeia não precisa ser aberta para a aplicação, e é geralmente o método mais rápido, levando cerca de três minutos por colmeia.

O tratamento com ácido oxálico via sublimação requer que o apicultor compre ou contrate um aplicador.

O ácido oxálico é nocivo para os olhos e mucosas. É importante não respirar o ácido oxálico, tanto o pó como os fumos.

O ácido oxálico é um produto químico natural, e é encontrado no mel e em muitos vegetais

Este é só um resumo do que a pesquisa fala por isso se quiser saber mais veja nos links

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo.

E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contatos. Use os botões para escolher sua rede social favorita. Ficarei agradecida.

E se você deseja receber as atualizações do blog em primeira mão, não deixe de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site.

É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida.

Boa Apicultura

Sónia Costa

 


1 Comment » for TRATAMENTO MATA 97% VARROA- comprovado Cientificamente
  1. Pedro Martins diz:

    Em Portugal é difícil ter a taxa de mortalidade da varroa nos 97%, só se destruirmos ou interrompermos a criação, pois no nosso clima, mesmo aqui em trás-os-montes onde resido, há sempre criação

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: