Preciso tratar a varroa?

Esta é uma pergunta que gera muita controvérsia mas a resposta simples é,

SIM, VOCÊ TRATA,

A apicultura natural e os métodos naturais, infelizmente mediante a situação que temos, têm um longo caminho a percorrer para se manter as abelhas saudáveis.

tratar a varroa

A varroa ainda é um problema mesmo usando (4,9 mm) na cera alvéolada ou comprando abelhas regredidas,ou até mesmo deixá-las construir a sua própria célula natural, consegue-se manter a população da varroa em níveis muito mais baixos do que poderiam ser.

 No entanto, sempre existirá algum número de ácaros da varroa dentro de uma colmeia e se lhe der-mos a hipótese, ela pode construir uma população suficientemente grande que será capaz de matar uma colmeia.

Algumas linhagens de abelhas são mais tolerantes à varroa do que outras, mas se o apicultor não fizer nada para tratar os ácaros é provável que a sua colônia acabe por morrer, geralmente no inverno.

Se quer manter as suas colônias controladas, tome especial atenção aos núcleos de abelhas que possa comprar e que vêm com criação, se puder fazer um tratamento ou verifica-lo quando o instalar melhor. Com os enxames apanhados é mais difícil trazer varroa, porque não trazem criação com elas mas mesmo assim vai depender de onde vieram.

Todas as manhãs algumas abelhas operárias patrulham a colmeia e despejam abelhas com asas deformadas e essas abelhas podem ser vistas a andar no chão em frente a colmeia por várias horas antes de morrer.

 Manter a vegetação que esteja na frente a colmeia cortada é importante, como também adquirir o hábito de procurá-las sempre que puder. 

Elas são mais fáceis de detectar enquanto ainda estão vivas, mas se você só puder sair à noite, pode procurar pelas mortas que possam estar lá.

 Se o apicultor encontra mais de uma abelha com as “asas raptadas” na frente de uma colmeia precisar fazer um tratamento imediatamente.

Está é uma situação extremamente crítica se o apicultor tiver mais de uma colmeia, porque os zângãos quando voam podem rapidamente espalhar esta condição por todas as colmeias, fazendo assim com que tenha muito mais trabalho e gasto, e poderá causar percas de Colmeias… ou ambos.

Enquanto as suas abelhas estiverem a regredir (ao tamanho natural) e você estiver a tratar ativamente para a varroa, é improvável que encontre este tipo de situação de emergência.

 clique nos links abaixo para aprender sobre como monitorar e tratamento de ácaro da varroa.

Como tratar a varroa

Como Controlar a Varroa

Abelhas - apicultura - apicultura natural

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo.

E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contatos. Use os botões para escolher sua rede social favorita. Ficarei agradecida.

E se você deseja receber as atualizações do blog em primeira mão, não deixe de cadastrar seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site.

É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida.

Boa Apicultura Sónia e Luís Costa


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: