Colmeia e a Varroa -🐝

Se chegou até aqui é porque deseja entrar e prosperar no mundo das abelhas com a apicultura natural.

Suponho que tem algumas coisas que lhe incomodam, estou certo?

Está a sentir-se perdido, sem saber por onde começar?

Fica sem saber o que fazer quando vê muitas abelhas?

Tem medo de errar, sente insegurança e não consegue que as colónias cresçam?

Quer saber o que é apicultura natural?

Como montar uma colmeia?

Escolher um estilo de colmeia?

Preparar-se para a primeira temporada?

Colmeia e a Varroa

Imagine que tem uma colónia que cresce rapidamente.

As abelhas estão saudáveis, obtém uma boa taxa de retorno com o forrageamento, a vida é boa.

Até que, algo comece a mudar.

Acontecerá devagar, pelo menos no começo. Talvez algumas abelhas pareçam estar abaixo do peso ou com problemas para voar.

Logo percebe que a colmeia produz menos enxames.

As larvas morrem nas suas células.

Mesmo que não pareça muito, a sua colónia pode estar a atravessar um sério perigo.

Tem uma infestação de ácaros Varroa nas suas mãos.

Essas pequenas criaturas podem significar o fim de uma colónia saudável, mas para a nossa sorte, existem maneiras de lidar com essa ameaça que podem salvar as suas abelhas.

Se ainda não sabe o que é o ácaro da varroa, aconselho que observe o artigo sobre o ácaro da varroa

varroa

Filosofia natural

Cada apicultor deve escolher como deseja interagir com as suas abelhas. Se valoriza a apicultura natural e deseja que as abelhas sejam capazes de se comportar como se comportassem na natureza, uma colmeia de topos é o que precisa.

Este projeto não apenas dá às abelhas o espaço para construir favo em curvas catenárias, como fazem em cavidades de troncos ou fendas de penhascos na natureza, mas também há mais liberdade para a rainha se mover pela colmeia.

Com as colmeias comerciais, costuma-se usar um excludente de rainha, que mantém a rainha na parte inferior da colmeia. Isso serve para otimizar a produção de mel, mas a impede de fazer postura, que é o seu papel principal na colmeia.

Quanto à madeira, especialmente se for você mesmo a construir uma, como a apicosta faz, pode ser livre de produtos químicos ou tratamento, o que nem sempre é o caso com colmeias Langstroth.

Dica

 Se deseja fazer apicultura para as abelhas e deseja que elas possam se comportar e viver o mais próximo do que viveriam na natureza, as colmeias de topos (top bar e warré) têm muito a oferecer.

VISTA-SE e APRENDA

A cuidar adequadamente das suas abelhas nas suas melhores colmeias ‘top’ bar, nestas aulas. Nesta aula, inspecionaremos apenas colmeias ‘top’ bar. O Pedro ensinará todas as bases de inspeção, onde colocar o que procurar na colmeia e ajudar-lhe a sentir-se confortável a trabalhar com abelhas. Aprenda como manusear os favos e como evitar erros comuns.

A Varroa

Ao iniciar a apicultura, o apicultor deve conhecer o ácaro Varroa desde o início.

Essas minúsculas criaturas causam grande destruição nas populações de abelhas.

Há pesquisas que mostram que as capacidades reprodutivas dos ácaros são reduzidas nas colmeias com tamanhos de crias em células menores.

Com uma colmeia de topos, os tamanhos das células são autorregulados pelas abelhas e são menores que com uma colmeia Langstroth.

Se deseja praticar a apicultura natural ou sem tratamento, uma colmeia de topos pode-lhe dar uma melhor hipótese de sucesso com o ácaro Varroa.

Nutrição e varroa

A dieta é importante para as abelhas e se valoriza a apicultura natural, faz sentido deixá-las com uma nutrição ideal.

As abelhas são mais bem nutridas com mel e pólen do que com soluções açucaradas.

Nas colmeias de topos, deixamos mel e pólen suficientes para que as abelhas tenham defesas e o sistema imunitário forte para poderem se defender dos acaros.

A desvantagem é que haverá menos mel para si.

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo. E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contactos. Use os botões para escolher a sua rede social favorita. Ficarei agradecida. E se deseja receber as atualizações do ‘blog’ em primeira mão, não deixe de cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site. É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida. Boa Apicultura Sónia e Luís Costa

O outro lado - livro

Curso Online

colmeia de abelhas

Comments are closed.