Colmeia warré – 🐝

Se chegou até aqui é porque deseja entrar e prosperar no mundo das abelhas com a apicultura natural.

Suponho que tem algumas coisas que lhe incomodam, estou certo?

Está a sentir-se perdido, sem saber por onde começar?

Fica sem saber o que fazer quando vê muitas abelhas?

Tem medo de errar, sente insegurança e não consegue que as colónias cresçam?

Quer saber o que é apicultura natural?

Como montar uma colmeia?

Escolher um estilo de colmeia?

Preparar-se para a primeira temporada?

Colmeia warré

No início dos anos 1950, o Abade Emile Warré desenvolveu o que chamou de “A Colmeia do Povo” como resultado de 50 anos de pesquisa.

Ele estava à procura de um método não invasivo de manejo da colmeia que imitasse mais de perto o método da natureza.

A colmeia resultante foi o que hoje chamamos colmeia Warré.

SOBRE a apicosta

A Warré é menor que uma colmeia convencional, normalmente usa:

  • Barras superiores,
  • Não armações,
  • E imita um tronco de árvore.

VISTA-SE e APRENDA

A cuidar adequadamente das suas abelhas nas suas melhores colmeias ‘top’ bar, nestas aulas. Nesta aula, inspecionaremos apenas colmeias ‘top’ bar. O Pedro ensinará todas as bases de inspeção, onde colocar o que procurar na colmeia e ajudar-lhe a sentir-se confortável a trabalhar com abelhas. Aprenda como manusear os favos e como evitar erros comuns.

Elementos

Caixa para telhados e aparas

Para ajudar no isolamento e no controlo da humidade, o telhado das colmeias Warré é feita de madeira mais espessa do que os telhados das colmeias convencionais. Além disso, sob o telhado há uma caixa de colcha ou de aparas, forrada com tecido de algodão e preenchida com aparas de madeira. Como o telhado raramente, ou nunca, é removido, não há necessidade de se preocupar com derramamento ou contaminação das aparas.

Caixa da colmeia

Semelhante às melgueiras numa colmeia convencional, a caixa do corpo da colmeia é onde as abelhas vivem, se reproduzem e armazenam o mel.

colmeia

Ao contrário da colmeia convencional, no entanto, caixas adicionais são adicionadas ao fundo da colmeia.
A menos que o apicultor tenha optado por modificar por algum motivo, a warré tem caixas que normalmente contêm topos superiores, não quadros. As abelhas constroem de cima para baixo, assim como na natureza.
Com cerca de 10 polegadas (25,4 centímetros) de diâmetro, as caixas Warré são mais próximas do tamanho e formato de um tronco de árvore do que a colmeia convencional.

Entrada

A entrada para uma colmeia Warre está na parte inferior, assim como com uma colmeia convencional. No entanto, é menor, evitando a necessidade de usar um redutor de entrada.

No entanto, torna quase impossível usar um alimentador de entrada.

Alimentadores

Como Warré pretendia que houvesse mínima interferência humana, não é uma solução fácil para fornecer comida nas colmeias de Warré.

Alguns apicultores irão projetar e construir o seu próprio comedouro superior – conforme a popularidade das colmeias Warre cresce, é provável que eles se tornem disponíveis comercialmente.

Alternativamente, um comedouro pode ser colocado numa caixa vazio no fundo da colmeia, mas seria difícil de encher. Ou então na parte de cima.

Estrado sanitário

Nem todos os modelos de colmeia warré veem com estrado sanitário, a nossa foi desenhada para ter. O estrado ajuda na manutenção da colmeia, no controlo da varroa e para ver o que fazem.

estrado sanitário

Janelas

Tal como o estrado também as janelas não são uma característica dos modelos warré que se fazem por aí. A colmeia warré apicosta tem em todas as caixas uma janela de observação.

O que permite ao apicultor ter um melhor controle do interior da colmeia sem ter que interferir tão regularmente no interior.

Alternativamente, um comedouro pode ser colocado numa caixa vazio no fundo da colmeia, mas seria difícil de encher. Ou então na parte de cima.

Prós e contras

Resumo

Para os apicultores que não se importam em levantar um pouco de peso e / ou aqueles que procuram fazer as coisas o mais próximo possível da natureza, a colmeia Warre pode ser o caminho a percorrer.

São ótimas para apicultores que buscam polinizar mais o seu jardim ou simplesmente para ajudar as abelhas.

As colmeias Warre também são uma boa escolha para os apicultores que não têm tempo para inspeções semanais, mas ainda desejam abelhas de quintal.

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo. E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contactos. Use os botões para escolher a sua rede social favorita. Ficarei agradecida. E se deseja receber as atualizações do ‘blog’ em primeira mão, não deixe de cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site. É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida. Boa Apicultura Sónia e Luís Costa

O outro lado - livro

Curso Online

colmeia de abelhas

Comments are closed.