O mel é a melhor coisa para alimentar as abelhas🐝🍯

Se chegou até aqui é porque deseja entrar e prosperar no mundo das abelhas com a apicultura natural.

Suponho que tem algumas coisas que lhe incomodam, estou certo?

Está a sentir-se perdido, sem saber por onde começar?

Fica sem saber o que fazer quando vê muitas abelhas?

Tem medo de errar, sente insegurança e não consegue que as colónias cresçam?

Quer saber o que é apicultura natural?

Como montar uma colmeia?

Escolher um estilo de colmeia? Como preparar-se para a primeira temporada?

Preparar-se para a primeira temporada?

O mel ainda é a melhor coisa para alimentar as suas abelhas!

Quem diria que o mel, esse doce delicioso que adicionamos aos nossos chás e panquecas, seria também a melhor coisa para alimentar as abelhas?

Quando se trata de alimentar as abelhas, o mel é rei.

Ele é a escolha natural e ideal para as pequenas operárias, e não é difícil entender por quê.

O mel é uma fonte rica de nutrientes, incluindo carboidratos, minerais e vitaminas. Ele também é fácil de coletar e armazenar, o que o torna o alimento perfeito para as abelhas durante todo o ano.

. Neste artigo, vamos explorar por que o mel é a melhor coisa para alimentar as abelhas e como os apicultores podem garantir que suas colônias tenham sempre acesso a ele.

SOBRE a apicosta

O Outro Lado

Afinal existem maneiras melhores e tudo o que pode precisa saber sobre apicultura natural com colmeias warre e/ou colmeias top bar está disponível aqui no nosso site.

Alias acreditamos que a melhor coisa que pode fazer para avançar rapidamente e ter sucesso na apicultura é ler ler ler , para isso não posso deixar de mencionar o nosso livro, O OUTRO LADO – naturalmente apicosta que é o primeiro livro em Português que ajuda qualquer pessoa a iniciar na apicultura natural, ( se quiseres saber mais clica aqui

Vamos ser claros aqui, o mel puro e natural vem do néctar produzido pelas plantas, colhido pelas abelhas (APIs melíferas) e transformando em mel.

Além disso, é a minha posição e da apicosta, que um apicultor responsável não compromete a integridade do seu mel adulterando-o com várias fontes de ração para abelhas, incluindo açúcar branco, xarope de milho e outros suplementos.

Não se pode alimentar com comida de plástico e esperar obter um produto natural e autêntico.

A melhor coisa para alimentar as abelhas nos meses mais frios é o que elas se alimentariam – o seu próprio  mel.

Ajude a preservar as abelhas e a incentivar práticas sustentáveis na apicultura natural. Cada doação faz diferença na pesquisa e no bem-estar das colonias.

Apoie agora!

Como dar Mel

Existem muitos métodos de servir-lhes, mas nós reduzimos para a maneira que encontramos o maior sucesso.

Uma é simplesmente remover as barras de favo cheias de mel durante o verão e armazená-las numa caixa de colheita e, em seguida, devolvê-las à colmeia antes que as abelhas entrem no modo de inverno.

Quando tira o mel delas, as abelhas presumem que ele está perdido para sempre e vão trabalhar duro para substituí-lo, acabando com ainda mais do que teriam se deixasse a barra na colmeia.

Normalmente pensamos nas abelhas como autossuficientes.

Afinal elas apenas zumbem e comem o néctar e pólen certo? Não

Elas usam o pólen e o néctar para criar o mel.

As vezes porem quando o outono chega ao fim e as fontes de néctar acabam, o estoque de mel das abelhas pode não ser suficiente para as manter durante o inverno

Talvez não existissem campos de flores suficientes.

Talvez o apicultor tenha tirado muito da colmeia para poderem vender ou colocar na torrada.

Seja qual for a causa, precisa fazer algo ou elas podem não sobreviver.

Tudo começa a terminar com uma pergunta…

Será que as abelhas gostam disso?

Pense assim, se fosse uma abelha, gostaria?

Foi instituído e continua a ser transmitido para novos apicultores que não há problemas em remover o mel e começar a alimentar as abelhas com xarope de água com açúcar no lugar da sua fonte natural de alimento durante o inverno e para muitos durante o ano todo. O mel.

Mas perguntamos: qual é realmente o melhor alimento para as abelhas?

Será que as abelhas não se importam que peguem o mel, que tanto trabalharam para produzir durante todo o ano?

Além disso, se pegarmos a sua fonte de alimento de mel e demos-lhes água com açúcar, estarão a receber o mesmo valor nutricional? Não

A outra forma…

É um pouco mais trabalhosa, mas não muito. Se não tiver nenhuma barra completa de mel armazenada, pode usar qualquer mel que tenha – seja todo tenso e lindo, ou ainda em pedaços bagunçados de favo (sejamos honestos, todos nós, apicultores, temos estoques de mel que já existiu esperar meses para ficar tenso).

Quando chegar a hora de começar a preparar as abelhas para o inverno, coloque o favo armazenado num saco Ziploc e simplesmente amasse o favo como faria antes de coar.

Então, tudo que precisa fazer é colocar o saco plano de um lado em cima das barras.

Corte um grande X na face do saco para que as abelhas possam entrar no saco e comer o mel quando precisarem.

Bónus: ficará com a cera perfeitamente limpa!

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo. E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contactos. Use os botões para escolher a sua rede social favorita. Ficarei agradecida. E se deseja receber as atualizações do ‘blog’ em primeira mão, não deixe de cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site. É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida. Boa Apicultura Sónia e Luís Costa

O outro lado - livro

Curso Online

colmeia de abelhas

Comments are closed.