Pólen – 🐝

Se chegou até aqui é porque deseja entrar e prosperar no mundo das abelhas com a apicultura natural.

Suponho que tem algumas coisas que lhe incomodam, estou certo?

Está a sentir-se perdido, sem saber por onde começar?

Fica sem saber o que fazer quando vê muitas abelhas?

Tem medo de errar, sente insegurança e não consegue que as colónias cresçam?

Quer saber o que é apicultura natural?

Como montar uma colmeia?

Escolher um estilo de colmeia? Preparar-se para a primeira temporada?

Como preparar-se para a primeira temporada?

Porque o pólen é tão importante para as abelhas?

As abelhas são polinizadores particularmente bons porque precisam de pólen para alimentar os seus filhotes nos seus ninhos. Cada vez que voam para outra flor, deixam algum pólen na parte feminina da flor. Isso poliniza a flor e ajuda a planta a produzir sementes.

Importância do Pólen para as Abelhas

De alguns anos para cá e só por algumas categorias de apicultores é que se começou a dar a devida importância para a nutrição das abelhas.

É claro, que foi depois de as abelhas serem fortemente atacadas por doenças, parasitas e pesticidas que se percebeu que as abelhas que tinham uma nutrição equilibrada é que se safaram melhor.

Ao fazer a minha pesquisa para este artigo descobri uma coisa que me deixo extasiada que foi descobrir“ que o mel tirado das colónias saudáveis, mostra mais ação antibacteriana do que o mel extraído de colónias nutricionalmente deficientes.”

Porquê?

Porque as abelhas que recebem um complemento completo de aminoácidos são mais capazes de secretar as enzimas que dão ao mel essas propriedades, especialmente a glicose.

E Porquê isto é tão importante?

Porque esta é a mesma enzima que, quando secretada em comida de cria, mantém as larvas livres de doenças.

É ótimo saber isto, não acha?

O outro lado

naturalmente apicosta

É um livro que lhe pega pela mão e leva-o até ter um apiário. As abelhas precisam de apicultores que entendam como elas trabalham. Por isso, explicamos como fazer apicultura natural de forma saudável. As abelhas são criaturas incríveis. Além de serem polinizadores e dar-nos mel, elas têm muitos outros talentos.

Pólen para as abelhas

Um ambiente em mudança

É fácil pensarmos e talvez cairmos na armadilha de comparar a apicultura de hoje com a que os nossos pais ou avós faziam.

No tempo do seu tio-avô eles não precisavam se preocupar com a nutrição das abelhas nem com o pólen que colhiam.

Naquela época as abelhas coletavam toda a variedade de pólen e prosperavam.

Grandes e importantes alterações ocorreram, entretanto, no nosso ambiente nestes anos.

As áreas urbanas deixaram de estar separadas das áreas verdes dos campos.

As quintas deixaram de cultivar abundância de culturas.

E as bordas das estradas deixaram de fornecer uma elegante gama de flores silvestres.

Não mais… nada disto existe mais…

Em vez disto, passamos a ter hectares e hectares de monoculturas todas pulverizadas, sementes transformadas e revestidas de químicos, e tudo o resto tem que estar pulverizado e seco para se ter uma paisagem uniforme e fácil de manejar.

Pólen e as Abelhas

Então, e a nutrição das abelhas? E a nossa nutrição?

Quem se importa?

Neste novo mundo, o que vejo, é que nem com a própria nutrição e bem-estar as pessoas se importam, o que falar da nutrição das abelhas.

Mas quem quer ser apicultor tem que estar ciente da importância do pólen, e do pólen existente na área onde coloca as abelhas.

Certamente às uns anos atrás ninguém pensaria que ter abelhas numa zona urbana, ironicamente hoje seria melhor para as abelhas. E se vive numa área agrícola com monoculturas, as suas abelhas vão sofrer.

E eu sei bem do que falo agora transformam a zona onde tenho as minhas abelhas numa monocultura. São muitos quilómetros a serem pulverizados ou, porque chove ou, porque faz sol.

Para não mencionar a falta de pólen.

O que os apicultores podem fazer?

Pólen

Mudar o momento

Independente de onde mora tem que dar o exemplo, plantando mais flores ou árvores floridas. Devemos reclamar e encontrar soluções para diminuir ou mesmo terminar com as pulverizações.

Simplesmente temos que mudar o momento para se poder vir a fazer a diferença.

Muitos apicultores já utilizam substitutos de pólen, outros captam o pólen em alturas abundantes para poderem dar quando necessário.

É claro que estas medidas são trabalho excessivo e poderia ser desnecessário para o apicultor. Mas como a situação está agora este trabalho por enquanto é necessário.

Recuperar a degradação ambiental e reverter os processos de desertificação é possível SIM!

Não é para amanhã, não é (só) para as futuras gerações, não é uma promessa. É para hoje, para ontem, para o nosso tempo!

É isto, meus apicultores, vamos replantar e polinizar este mundo e recriar o paraíso.

E quando pensamos em alimento para as abelhas temos que pensar menos em xarope e mais em pólen. Porque abelhas bem fornecidas nutricionalmente são abelhas prósperas.

Adoraria ouvir a sua opinião e responder às suas dúvidas, caso elas existam. Deixe um comentário abaixo. E não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e contactos. Use os botões para escolher a sua rede social favorita. Ficarei agradecida. E se deseja receber as atualizações do ‘blog’ em primeira mão, não deixe de cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo ou no topo do site. É um prazer tê-lo como leitor. Desejo o melhor para a sua vida. Boa Apicultura Sónia e Luís Costa

O outro lado - livro

Curso Online

colmeia de abelhas

Comments are closed.